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Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

QUINTANNA, Adriana Ribeiro dos Santos  y  DAMASCENO, Ednacelí Abreu. A AUTONOMIA PROFISSIONAL E AS REFORMAS EDUCACIONAIS DOS ANOS 1990: LIMITES E POSSIBILIDADES. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.58, pp.202-214.  Epub 26-Dic-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.43634.

Nesse trabalho apresenta-se uma discussão acerca das reformas que ocorreram a partir dos anos 90, do século XX, considerando-se um contexto neoliberal, e como elas impactaram o trabalho docente e, na autonomia profissional do professor. Trata-se de um trabalho de natureza bibliográfica, cujas fontes de pesquisa foram livros e artigos que tratam o tema sob uma perspectiva crítica. Tem-se como referenciais teóricos, Contreras (2012); Gatti (2013) Oliveira (2004); Freitas (2012), entre outros. A partir das leituras pode-se depreender que as reformas educacionais na década de 1990 impactaram de forma direta a autonomia docente com novas formas de regulação do trabalho. Conclui-se que, apesar dessa constatação, ainda é necessário buscar possibilidades de resistência.

Palabras clave : Reformas Educacionais; Trabalho Docente; Autonomia profissional docente.

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