SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue58THE TEACHER PROFESSIONAL AUTONOMY AND THE EDUCATIONAL REFORMS FROM THE 1990 YEARS: LIMITS AND POSSIBILITIESADAPTATIONS IN THE INCLUSION PROCESS - DOWN SYNDROME IN THE OPTICS: CURRICULUM, EVALUATION AND DIDACTIC MATERIALS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

GUALBERTO, Madma Laine Colares  and  COUTO, Hergos Ritor Fróes de. A AÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL À LUZ DA CORPOREIDADE. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.58, pp.215-231.  Epub Dec 26, 2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.43458.

Este estudo teve como objeto investigar a ação docente na educação infantil à luz da corporeidade, com professoras de escolas públicas e particulares de Santarém - Pará. Desenvolveu-se uma pesquisa de campo, com uma abordagem qualitativa. As técnicas utilizadas foram: observação não participante e entrevista semiestruturada com 08 professoras da educação infantil. Os resultados permitem concluir que as práticas docentes de 07 participantes não estão em conformidade com o que se constata nas produções teóricas realizadas, refletindo assim na promoção de ações reproduzidas. Desta forma, torna-se fundamental que os professores de educação infantil se mantenham em constante aprendizado, considerando a complexidade que envolve a atividade de ensinar.

Keywords : Ação Docente; Corporeidade; Educação Infantil.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )