SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número58LA AUTONOMÍA PROFESIONAL Y LAS REFORMAS EDUCACIONALES DE LOS AÑOS 1990: LÍMITES Y POSIBILIDADESADAPTACIONES EN EL PROCESO DE INCLUSIÓN - SÍNDROME DE DOWN EN LA ÓSTICA: CURRICULUM, EVALUACIÓN Y MATERIAL DIDÁCTICOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

GUALBERTO, Madma Laine Colares  y  COUTO, Hergos Ritor Fróes de. A AÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL À LUZ DA CORPOREIDADE. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.58, pp.215-231.  Epub 26-Dic-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.43458.

Este estudo teve como objeto investigar a ação docente na educação infantil à luz da corporeidade, com professoras de escolas públicas e particulares de Santarém - Pará. Desenvolveu-se uma pesquisa de campo, com uma abordagem qualitativa. As técnicas utilizadas foram: observação não participante e entrevista semiestruturada com 08 professoras da educação infantil. Os resultados permitem concluir que as práticas docentes de 07 participantes não estão em conformidade com o que se constata nas produções teóricas realizadas, refletindo assim na promoção de ações reproduzidas. Desta forma, torna-se fundamental que os professores de educação infantil se mantenham em constante aprendizado, considerando a complexidade que envolve a atividade de ensinar.

Palabras clave : Ação Docente; Corporeidade; Educação Infantil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )