Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Teias
versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305
Resumen
RIBEIRO, Suzana Lopes Salgado y MONTEIR, Érica Andrea Cortez. ADAPTAÇÕES NO PROCESSO DE INCLUSÃO - SÍNDROME DE DOWN NA ÓTICA: CURRÍCULO, AVALIAÇÃO E MATERIAIS DIDÁTICOS. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.58, pp.232-249. Epub 26-Dic-2019. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2018.39090.
Este artigo pretende mostrar a importância das adaptações do currículo, da avaliação, dos materiais didáticos e do papel do professor, diante dos alunos com deficiência intelectual - síndrome de down no ensino regular. Os objetivos aqui apresentados são favorecer ensino e aprendizagem através dos materiais e adaptações de acesso ao currículo e a avaliação. A metodologia utilizada nesta pesquisa são pesquisas bibliográficas. Conclui-se que por meio dos materiais adaptados todos os alunos com deficiência intelectual - síndrome de down são beneficiados, e torna possível uma prática pedagógica de forma igualitária e qualitativa garantindo uma educação para todos, priorizando cada um, independentemente de suas limitações. Os materiais adaptados, o currículo e avaliação otimizam a cooperação entre aluno e professor no processo de ensino-aprendizagem, valorizando a diversidade como agente de transformação de consciência social.
Palabras clave : deficiência intelectual; síndrome de down; adaptações; currículo; avaliação.