SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número58LA ACCIÓN DOCENTE EN LA EDUCACIÓN INFANTIL A LA LUZ DE LA CORPOREIDADPRÁCTICAS SUPERVISADAS, PROFESIONALIZACIÓN Y PROFESIONALIDAD DOCENTE: DE QUÉ ESTAMOS HABLANDO? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

RIBEIRO, Suzana Lopes Salgado  y  MONTEIR, Érica Andrea Cortez. ADAPTAÇÕES NO PROCESSO DE INCLUSÃO - SÍNDROME DE DOWN NA ÓTICA: CURRÍCULO, AVALIAÇÃO E MATERIAIS DIDÁTICOS. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.58, pp.232-249.  Epub 26-Dic-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.39090.

Este artigo pretende mostrar a importância das adaptações do currículo, da avaliação, dos materiais didáticos e do papel do professor, diante dos alunos com deficiência intelectual - síndrome de down no ensino regular. Os objetivos aqui apresentados são favorecer ensino e aprendizagem através dos materiais e adaptações de acesso ao currículo e a avaliação. A metodologia utilizada nesta pesquisa são pesquisas bibliográficas. Conclui-se que por meio dos materiais adaptados todos os alunos com deficiência intelectual - síndrome de down são beneficiados, e torna possível uma prática pedagógica de forma igualitária e qualitativa garantindo uma educação para todos, priorizando cada um, independentemente de suas limitações. Os materiais adaptados, o currículo e avaliação otimizam a cooperação entre aluno e professor no processo de ensino-aprendizagem, valorizando a diversidade como agente de transformação de consciência social.

Palabras clave : deficiência intelectual; síndrome de down; adaptações; currículo; avaliação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )