SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue58SUPERVISED INTERNSHIP, PROFESSIONALIZATION AND TEACHING PROFESSIONALIZATION: WHAT ARE TALKING ABOUT?A CURRICULUM IN THE CONTEXT OF THE MORE MEDICAL PROGRAM, ITS REQUESTS AND POSSIBLE CULTURAL EFFECTS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

SILVA, Cármen Maria França da  and  LEAO, Débora Ortiz. REFLEXÕES SOBRE A PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PNAIC PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.58, pp.265-280.  Epub Dec 26, 2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.40258.

Entre 2017/2018, o Ministério da Educação incluiu a etapa, Educação Infantil, no Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC -, conduzindo a reflexão sobre temáticas referentes às políticas curriculares e formação de professores que atuam nesse contexto. O objetivo deste estudo bibliográfico é discutir a implementação desse programa na Educação Infantil. Inicialmente, realizamos um resgate histórico sobre o PNAIC. Posteriormente, apresentamos a concepção de criança e infância, a partir dos conceitos que se constituíram ao longo da história no Brasil. Após, apresentamos uma análise dos marcos que sustentam a ação pedagógica na Educação Infantil. Por fim, realizamos uma análise da proposta construída, na tentativa de elucidar a sua repercussão nas práticas educativas.

Keywords : Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa; Educação Infantil; Alfabetização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )