SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue58A CURRICULUM IN THE CONTEXT OF THE MORE MEDICAL PROGRAM, ITS REQUESTS AND POSSIBLE CULTURAL EFFECTSRELATIONSHIP OF THE PROFILE OF READING AND WRITING ERRORS IN DYSLEXIA AND LEARNING DIFFICULTIES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

GOMES, Kally Samara Silva Medeiros  and  FARIA, Lenilda Rêgo Albuquerque de. IMPASSES TEÓRICO-METODOLÓGICOS NO CAMPO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E SUAS IMPLICAÇÕES 7NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS NO CONTEXTO BRASILEIRO ATUAL. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.58, pp.299-318.  Epub Dec 26, 2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.44994.

Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo sobre os impasses teórico-metodológicos no campo da formação inicial de professores, visando discutir os contornos assumidos na formação dos licenciandos no contexto brasileiro atual. O presente estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica de enfoque qualitativo, que tem como referencial teórico as análises de Antunes (2002); Faria (2011); Freitas (1996; 2014); Frigotto (2010); Libâneo (2010); Marx (2006); Oliveira (2004; 2013); Paulo Netto e Braz (2006); Pimenta (1997; 2002; 2010); Saviani (2007; 2009; 2011) e Severino (2001; 2004; 2007). O texto traz, inicialmente, uma sucinta introdução sobre a temática em questão. Na sequência, descreve a metodologia utilizada para a construção do estudo. Na continuidade, enfatiza as categorias trabalho e educação como bases ontológicas do ser social e as mudanças de sentido sob a ordem do capital. Posteriormente, faz um breve apontamento a respeito dos impactos das reformas neoliberais na formação de professores no Brasil. Em seguida, apresenta os paradigmas da formação de professores e suas implicações na formação dos licenciandos. Finaliza, apontando a importância da articulação entre os saberes da docência como base constitutiva da identidade profissional do professor.

Keywords : Formação inicial de professores; Licenciando; Professor.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )