SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue58THE INITIAL TEACHER TRAINING IN THE BRAZILIAN CONTEXT AND ITS IMPLICATIONS IN LICENSEE TRAININGTHE SUBJECTIVITY THEORY AND THE AUTISTIC SPECTRUM DISORDER: WHAT HAS ALREADY BEEN SEARCHED? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

CHIARAMONTE, Thaís Contiero  and  CAPELLINI, Simone Aparecida. RELAÇÃO DO PERFIL DE ERROS DE LEITURA E ESCRITA NA DISLEXIA E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.58, pp.319-329.  Epub Dec 26, 2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.40287.

Escolares com diagnóstico de Dislexia do Desenvolvimento apresentam sobrecarga de Memória Operacional Fonológica, ocasionando maior dificuldade em realizar as conversões fonografêmicas no momento da escrita, por isso o objetivo deste estudo foi comparar e relacionar os erros de leitura e escrita de escolares com Dislexia do Desenvolvimento e Dificuldades de Aprendizagem. Foi aplicado a prova de Leitura de Palavras do PROHMELE e Escrita de Palavras do Pró-Ortografia, para realizar a comparação dos erros dos escolares. Foi possível concluir que escolares com Dislexia apresentam perfil com mais erros de erros de correspondência unívoca enquanto a comparação com os demais escolares apresenta um perfil de erros de regularidades e irregularidades ortográficas parecidos.

Keywords : Escrita Manual; Dislexia; Leitura; Aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )