SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue58RELATIONSHIP OF THE PROFILE OF READING AND WRITING ERRORS IN DYSLEXIA AND LEARNING DIFFICULTIESPOSSÍVEIS EXPLICAÇÕES PARA A SEMELHANÇA ENTRE AS REFORMAS EDUCACIONAIS ATUAIS E AS PROPOSTAS NA ÉPOCA DA DITADURA CIVIL-MILITAR NO BRASIL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

SILVA, la Fernanda Wunder da  and  ROZEK, Marlene. A TEORIA DA SUBJETIVIDADE E O TRANSTORNODO ESPECTRO AUTISTA: O QUE JÁ FOI PESQUISADO?. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.58, pp.330-344.  Epub Dec 26, 2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.40312.

Neste artigo, são apresentados os resultados de um mapeamento que teve como objetivo verificar se houve produções acadêmicas e artigos científicos que abordaram a interlocução entre Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a Teoria da Subjetividade de Fernando González Rey (1997, 2003, 2017). O objetivo geral da pesquisa foi verificar se há uma abordagem científica que trate da constituição subjetiva da pessoa com TEA na perspectiva da Teoria da Subjetividade supracitada. Os dados estão apresentados neste artigo em forma de tabelas e quadros, buscando facilitar a visualização das produções elencadas para análise Dentre os resultados do mapeamento destaca-se que: um grande número de pesquisas e publicações que tratam sobre o TEA não são realizadas pela área da educação; as temáticas mais procuradas são as que remetem aos processos inclusivos e seus resultados; não foram encontradas pesquisas e produções que realizassem o encontro do TEA com a Teoria da Subjetividade. Desta forma, reforça-se a necessidade de aproximação destes conceitos, buscando uma nova forma de perceber a pessoa com TEA.

Keywords : Transtorno do Espectro Autista; Teoria da Subjetividade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )