SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número58RELACIÓN DEL PERFIL DE ERRORES DE LECTURA Y ESCRITA EN LA DISLEXIA Y DIFICULTADES DE APRENDIZAJEPOSSÍVEIS EXPLICAÇÕES PARA A SEMELHANÇA ENTRE AS REFORMAS EDUCACIONAIS ATUAIS E AS PROPOSTAS NA ÉPOCA DA DITADURA CIVIL-MILITAR NO BRASIL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

SILVA, la Fernanda Wunder da  y  ROZEK, Marlene. A TEORIA DA SUBJETIVIDADE E O TRANSTORNODO ESPECTRO AUTISTA: O QUE JÁ FOI PESQUISADO?. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.58, pp.330-344.  Epub 26-Dic-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.40312.

Neste artigo, são apresentados os resultados de um mapeamento que teve como objetivo verificar se houve produções acadêmicas e artigos científicos que abordaram a interlocução entre Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a Teoria da Subjetividade de Fernando González Rey (1997, 2003, 2017). O objetivo geral da pesquisa foi verificar se há uma abordagem científica que trate da constituição subjetiva da pessoa com TEA na perspectiva da Teoria da Subjetividade supracitada. Os dados estão apresentados neste artigo em forma de tabelas e quadros, buscando facilitar a visualização das produções elencadas para análise Dentre os resultados do mapeamento destaca-se que: um grande número de pesquisas e publicações que tratam sobre o TEA não são realizadas pela área da educação; as temáticas mais procuradas são as que remetem aos processos inclusivos e seus resultados; não foram encontradas pesquisas e produções que realizassem o encontro do TEA com a Teoria da Subjetividade. Desta forma, reforça-se a necessidade de aproximação destes conceitos, buscando uma nova forma de perceber a pessoa com TEA.

Palabras clave : Transtorno do Espectro Autista; Teoria da Subjetividade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )