SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número59DESCOLONIZAÇÃO E A PEDAGOGIA DA SOLIDARIEDADECORPO-TERRITÓRIO COMO ARGUMENTO CURRICULAR DE RESISTÊNCIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

CAETANO, Marcio Rodrigo Vale; TEIXEIRA, Tarciso Manfrenatti de Souza  e  SILVA JUNIOR, Paulo Melgaço da. BICHAS PRETAS E NEGÕES: SEUS FAZERES CURRICULARES EM ESCOLAS DAS PERIFERIAS. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.59, pp.39-55.  Epub 21-Jan-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.44438.

Neste artigo, debateremos os limites e as possibilidades das masculinidades negras imersas em normas curriculares cisheteropatriarcais de duas escolas públicas localizadas nas periferias das cidades de Duque de Caxias e Rio de Janeiro, RJ. Para tanto, as experiências autoetnográficas de docentes serão as bases para narrar as tensões e os acordos emergentes dos deslocamentos produzidos a partir das normas escolares, denunciando-nos que, a despeito do controle, emergem ricas e polissêmicas performatividades que habitam os cotidianos das escolas e disputam seus currículos.

Palavras-chave : Masculinidades; Currículos; Cotidianos; Escolas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )