SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue59QUEER BLACK MEN AND BLACK MEN: PERFORMATIVE ACTS AT PERIPHERY'S SCHOOLSInterculturality in Early Childhood Education: the curriculum matrix of ethnic-racial relations. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

ROCHA, Ana Angelita da. CORPO-TERRITÓRIO COMO ARGUMENTO CURRICULAR DE RESISTÊNCIA. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.59, pp.56-71.  Epub Jan 21, 2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.46858.

Este texto objetiva narrar as minhas lembranças docentes, com foco na concepção corpo-território como um dispositivo curricular que se alicerça numa interpretação política e estética. Para tanto, procuro fazer com que as geografias feministas (MASSEY, 2004, 2008; ZARAGOCÍN, 2018) conversem com a reflexão curricular. Tais articulações teóricas têm o intuito de potencializar a concepção corpo-território (HERNÁNDEZ, 2016) como ferramenta de teorizações curriculares (MILLER, 2014). A aposta deste texto na relação corpo-território, em especial na geopolítica do útero, está na concepção de um currículo de resistência.

Keywords : Currículo; Corpo-Território.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )