SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue59Interculturality in Early Childhood Education: the curriculum matrix of ethnic-racial relations.OTHERNESS IN MATH CURRICULUM: THE INVERSION OF THE VECTOR AND THE ACTION OF ACTORS AT THE SCHOOL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

CARVALHO, Maria Inez da Silva de Souza  and  SANTOS JUNIOR, Julio Bispo dos. ASSIM COMO VIVER, RESISTIR NÃO É PRECISO? PÓS-UTOPIA E CURRÍCULO EM TEMPOS SOMBRIOS. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.59, pp.90-105.  Epub Jan 21, 2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.45315.

Este artigo apresenta o primeiro movimento e anuncia os demais de uma pesquisa que tem como intenção discutir possibilidades de atribuições de sentido outras para a interface currículo/utopia. Tensiona produções de sentido, ao longo da geo-história, para o termo utopia, perseguindo pontos de fuga, descentração e desconstrução através de pesquisa bibliográfica que é fundante para o estudo da interface em foco. Para tal, o texto traz interrogações, remissivas a Fernando Pessoa, sobre a “precisão” de resistir ao conservadorismo do tempo presente. Ante os aparentes paradoxos, propõe-se uma resistência atualizada que potencialize outra fixação de sentido, ao menos em currículos com pretensões não iluministas, a pós-utopia.

Keywords : Utopia; Currículo; Resistir.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )