SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue59OTHERNESS IN MATH CURRICULUM: THE INVERSION OF THE VECTOR AND THE ACTION OF ACTORS AT THE SCHOOLCHALLENGES TO CURRICULAR INTEGRATION: THE INTERDISCIPLINARY PRACTICE IN THE CONTEXT OF THE INTEGRATED SEMINARS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

ZOUAIN, Ana Cláudia Santiago  and  GOMES, Larissa Ferreira Rodrigues. CARTOGRAFIAS DE PESQUISA E CURRÍCULOS QUE MOVIMENTAM OS CORPOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.59, pp.122-138.  Epub Jan 21, 2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.44894.

Objetiva entender em que sentido a produção de imagens cinema com crianças e professores provoca composição de territórios existenciais para os currículos na Educação Infantil. Busca outros possíveis para os processos curriculares, não para inová-lo, mas como uma abertura aos encontros. Portanto, questiona-se: Que imagens de currículos têm sido produzidas nas escolas? Usa como enfoque teórico-metodológico a pesquisa cartográfica com os cotidianos escolares de uma escola pública de Vitória/ES, e toma como estratégia metodológica as redes de conversações na constituição de um corpo coletivo de pesquisa. Por fim, aposta que o currículo é tecido nos múltiplos enredamentos que atravessam o território escolar, para além de uma representação fixa, na composição de currículos acontecimento.

Keywords : Cartografia; Currículo; Educação Infantil.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )