SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número59CARTOGRAFÍAS DE INVESTIGACIÓN Y CURRÍCULOS QUE MUEVEN CUERPOS EN LA EDUCACIÓN INFANTILANÁLISIS DE PROSA CON DERECHO A LA INVESTIGACIÓN DIARIA: UNA MANERA DE VER EL CURRÍCULO Y DECIR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

CORREA, Tábata Valesca  y  GANDIN, Luís Armando. DESAFIOS DA INTEGRAÇÃO CURRICULAR: A PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NOS ESPAÇOS DOS SEMINÁRIOS INTEGRADOS. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.59, pp.139-159.  Epub 21-Ene-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.45277.

Este artigo tem como objetivo apresentar uma discussão sobre os desafios da integração curricular no contexto do Ensino Médio Politécnico, tendo como foco a prática interdisciplinar e os espaços dos Seminários Integrados. O referencial teórico-metodológico estruturante deste trabalho congrega as Teorias Educacionais Críticas e a Sociologia da Educação, buscando compreender os desafios no campo do currículo a partir das experiências de professores e professoras no contexto de uma política de reforma curricular. Os caminhos metodológicos deste estudo foram orientados por observações, entrevistas e questionários com professores e professoras de uma escola da rede pública estadual do Rio Grande do Sul. Os Seminários Integrados eram o espaço no qual deveria ter havido a integração das áreas do conhecimento em uma perspectiva interdisciplinar. No entanto, a pesquisa evidencia diversos obstáculos para a concretização da integração curricular, entre os quais destacamos a formação docente, as lacunas na própria proposta curricular e a disciplinarização dos Seminários Integrados.

Palabras clave : Currículo; Integração curricular; Interdisciplinaridade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )