SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número59CONVERSAS ENTRE PROFESSORES: PRODUÇÃO DE CURRÍCULOS NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTÍNUA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

BARZANO, Marco Antonio Leandro  e  MELO, André Carneiro. SABERES DA BIODIVERSIDADE: PERSPECTIVAS DECOLONIAIS NO CURRÍCULO DO ENSINO DE BIOLOGIA. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.59, pp.191-208.  Epub 21-Jan-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.45302.

O artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutorado em diálogo com aquilo que denominamos de “currículo das margens”, quando se refere a sujeitos forçadamente invisibilizados que produzem e são produzidos por estes currículos. Pretende-se aqui debruçar na tríade temática: “currículo, relações étnico-raciais e educação ambiental”, temas que consideramos importantes na formação do(a) professor(a) de biologia. É neste contexto que, ao abordar sobre os saberes da biodiversidade em uma comunidade quilombola, emergem os saberes nascidos da luta que nos mostram a potência do movimento negro educador e, dessa maneira, uma efetiva contribuição para descolonizar os currículos de ciências/biologia e construir possibilidades para a insurgência de uma pedagogia decolonial.

Palavras-chave : Currículo; Decolonialidade; Ensino de Biologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )