SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número59O EMARANHADO DE FIOS QUE ENVOLVE OS CONTEXTOS DE INFLUÊNCIA E DE PRODUÇÃO DA BNCC índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

CARVALHO, Jaciara de Sá; ROSADO, Luiz Alexandre da Silva  y  FERREIRA, Giselle Martins dos Santos. RÓTULOS E ABORDAGENS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.59, pp.219-234.  Epub 22-Ene-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.43237.

Apresentamos neste artigo rótulos e abordagens de pesquisa mapeados na literatura acadêmica em língua portuguesa na área da Educação e Tecnologia. Trata-se de um recorte amostral cujo objetivo geral foi identificar tendências nas concepções de tecnologia na educação. A partir de uma análise de conteúdo temática de cerca de duzentos trabalhos de revistas científicas do estrato Qualis A Educação, foram definidas sete categorias de abordagens de pesquisa e quatro tipos de rótulos da tecnologia educacional. O artigo apresenta um cenário constituído por grande número de abordagens teóricas e de expressões que dão margem para inúmeras interpretações e pouca relação perceptível com questões educacionais. Concluímos elencando alguns pontos sensíveis que merecem atenção especial na área da EdTech.

Palabras clave : tecnologia e educação; tecnologia educacional; abordagens de pesquisa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )