SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue59TRAINING IN PEDAGOGY AT THE SCHOOL OF EDUCATION - UFC, BETWEEN 1987 AND 2007CINEMATOGRAPHIC IMAGES AS THE DRIVING FORCE FOR THE BECOMING-THOUGHT IN EVERYDAY SCHOOL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

ROSA, Ana Claudia Ferreira  and  CAMARGO, Arlete Maria Monte de. EDUCAÇÃO SOB CONTROLE: TENSÕES DO ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.59, pp.266-282.  Epub Jan 22, 2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.45049.

O estudo tem por objetivo compreender como a regulação da educação incide sobre o acesso à educação superior. Parte-se do seguinte problema: Qual o papel da regulação no controle do acesso à educação superior e aos conhecimentos culturalmente produzidos? A metodologia prioriza a análise documental e considerou as mudanças provocadas tanto por inserção quanto por omissão de diretrizes nos documentos pesquisados. Os resultados indicam que o acesso à educação superior se dá sob tensões de projetos societários, políticos e alavancados por interesses de atendimento ao mercado e que as mudanças do cenário se materializam via regulações que agem normatizando oficialmente o controle aos níveis mais elevados do conhecimento ampliando ou restringindo o referido acesso.

Keywords : Acesso; Educação Superior; Regulação..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )