SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número59ENTRENAMIENTO EN PEDAGOGÍA EN LA ESCUELA DE EDUCACION - UFC, ENTRE 1987 Y 2007.LAS IMÁGENES-CINEMA COMO FUERZA QUE IMPULSIONA EL DEVIR-PENSAMIENTO DEL COTIDIANO ESCOLAR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

ROSA, Ana Claudia Ferreira  y  CAMARGO, Arlete Maria Monte de. EDUCAÇÃO SOB CONTROLE: TENSÕES DO ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.59, pp.266-282.  Epub 22-Ene-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.45049.

O estudo tem por objetivo compreender como a regulação da educação incide sobre o acesso à educação superior. Parte-se do seguinte problema: Qual o papel da regulação no controle do acesso à educação superior e aos conhecimentos culturalmente produzidos? A metodologia prioriza a análise documental e considerou as mudanças provocadas tanto por inserção quanto por omissão de diretrizes nos documentos pesquisados. Os resultados indicam que o acesso à educação superior se dá sob tensões de projetos societários, políticos e alavancados por interesses de atendimento ao mercado e que as mudanças do cenário se materializam via regulações que agem normatizando oficialmente o controle aos níveis mais elevados do conhecimento ampliando ou restringindo o referido acesso.

Palabras clave : Acesso; Educação Superior; Regulação..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )