SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número59A FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO - UFC, ENTRE 1987 A 2007AS IMAGENS-CINEMATOGRÁFICAS COMO FORÇA QUE IMPULSIONA O DEVIR-PENSAMENTO NO COTIDIANO ESCOLAR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

ROSA, Ana Claudia Ferreira  e  CAMARGO, Arlete Maria Monte de. EDUCAÇÃO SOB CONTROLE: TENSÕES DO ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.59, pp.266-282.  Epub 22-Jan-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.45049.

O estudo tem por objetivo compreender como a regulação da educação incide sobre o acesso à educação superior. Parte-se do seguinte problema: Qual o papel da regulação no controle do acesso à educação superior e aos conhecimentos culturalmente produzidos? A metodologia prioriza a análise documental e considerou as mudanças provocadas tanto por inserção quanto por omissão de diretrizes nos documentos pesquisados. Os resultados indicam que o acesso à educação superior se dá sob tensões de projetos societários, políticos e alavancados por interesses de atendimento ao mercado e que as mudanças do cenário se materializam via regulações que agem normatizando oficialmente o controle aos níveis mais elevados do conhecimento ampliando ou restringindo o referido acesso.

Palavras-chave : Acesso; Educação Superior; Regulação..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )