SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue59EDUCATION UNDER CONTROL: VOLTAGES OF ACCESS TO COLLEGE EDUCATIONTHE TALE, FROM TRADITION TO CONTEMPORANEITY: AN EXAMPLE IN LUIZ VILELA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

SILVA, Sandra Kretli. AS IMAGENS-CINEMATOGRÁFICAS COMO FORÇA QUE IMPULSIONA O DEVIR-PENSAMENTO NO COTIDIANO ESCOLAR. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.59, pp.283-300.  Epub Jan 22, 2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.44923.

Este artigo problematiza o que pode a imagem?, questionando se o “uso” das imagens cinematográficas provoca rupturas no pensamento dogmático e favorece a passagem para o pensamento nômade habitar o “plano de imanência” do corpoescola. Apresenta resultados de uma pesquisa que produziu uma cartografia das forças que se engendram em redes de conversação provocadas nos encontros das professoras com as imagens cinematográficas. Em diálogo com Deleuze e Spinoza, o artigo argumenta que o encontro com as imagens cinematográficas em redes de conversações com as professoras provoca afecções e afetos que possibilitam o movimento de pensamentos, expandindo, assim, as forças ativas, a potência de ação coletiva, os processos de formação inventiva e os movimentos curriculares.

Keywords : Imagens-cinema; Redes de conversações; Cotidiano escolar..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )