SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número59EDUCAÇÃO SOB CONTROLE: TENSÕES DO ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIORO CONTO, DA TRADIÇÃO À CONTEMPORANEIDADE: UM EXEMPLO EM LUIZ VILELA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

SILVA, Sandra Kretli. AS IMAGENS-CINEMATOGRÁFICAS COMO FORÇA QUE IMPULSIONA O DEVIR-PENSAMENTO NO COTIDIANO ESCOLAR. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.59, pp.283-300.  Epub 22-Jan-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.44923.

Este artigo problematiza o que pode a imagem?, questionando se o “uso” das imagens cinematográficas provoca rupturas no pensamento dogmático e favorece a passagem para o pensamento nômade habitar o “plano de imanência” do corpoescola. Apresenta resultados de uma pesquisa que produziu uma cartografia das forças que se engendram em redes de conversação provocadas nos encontros das professoras com as imagens cinematográficas. Em diálogo com Deleuze e Spinoza, o artigo argumenta que o encontro com as imagens cinematográficas em redes de conversações com as professoras provoca afecções e afetos que possibilitam o movimento de pensamentos, expandindo, assim, as forças ativas, a potência de ação coletiva, os processos de formação inventiva e os movimentos curriculares.

Palavras-chave : Imagens-cinema; Redes de conversações; Cotidiano escolar..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )