SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número60SÓLO TRES FOTOGRAFÍAS COTIDIANASJUEGO DE TRONOS, INTERACCIONES DE RED Y EXPERIENCIAS FORMATIVAS EN LA HISTORIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

BRUNO, Adriana Rocha  y  RIBEIRO, Janaina de Oliveira Nunes. GAMES E APRENDIZAGENS NA PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.60, pp.22-36.  Epub 21-Mayo-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.48637.

O presente artigo traz dados de uma pesquisa desenvolvida em nível de doutoramento. A investigação compreendeu como se dão os processos de ensino e de aprendizagem a partir da interação com jogos digitais, com base na teoria histórico cultural de Vigotsky e nos estudos clássicos sobre jogo, sociedade e educação, de Huizinga, Caillois e Brougère, e também nas perspectivas contemporâneas de pesquisadores que se debruçam a estudar as relações entre jogos digitais e educação. Na pesquisa de campo, jovens universitários experimentaram jogar dois newsgames e participaram de discussões dialógicas sobre os conceitos abordados nos games. A investigação conclui que os jogos digitais podem motivar os sujeitos para a formação de conceitos, aprendizagens e construções de conhecimento, por despertarem sentimentos, afetos, prazeres estéticos e desafios, sinalizando potencial para o campo da educação hodierna.

Palabras clave : jogos e games digitais; ensino e aprendizagem; perspectiva histórico-cultural; educação e mediação partilhada.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )