SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número60JUEGO DE TRONOS, INTERACCIONES DE RED Y EXPERIENCIAS FORMATIVAS EN LA HISTORIATECNOLOGÍAS DIGITALES, LITERATURA INFANTIL Y MULTIALFABETIZACIONES EN FORMACIÓN DEL PROFESORADO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

SANTOS, Katia Ethiénne Esteves dos; KOWALSKI, Raquel Pasternak Glitz  y  TRINDADE, Sueli Perazzoli. FORMAÇÃO DOCENTE PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAL PARA A EDUCAÇÃO DIGITAL. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.60, pp.48-60.  Epub 21-Mayo-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.48625.

Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre a formação de docentes envolvidos com a produção de materiais para a educação digital, que envolve, tanto a educação em todo tempo e lugar em contextos não formais, como a Educação a Distância e a Educação Híbrida. Nesta reflexão o foco é para a educação híbrida/semipresencial que se entende ter um papel relevante na inserção de tecnologias e na mudança de paradigmas na graduação e pós-graduação, impulsionando a formação de professores para que atuem de forma mais efetiva inserindo as tecnologias em seu cotidiano educacional, torna-se relevante. Este estudo de caráter qualitativo contou com um questionário estruturado que investigou professores autores e desenvolvedores na produção de material didático para educação híbrida. Os pontos abordados na investigação foram a formação docente, o planejamento das disciplinas híbridas, as metodologias ativas com o uso das tecnologias e autorreflexão sobre os conhecimentos docentes para essa modalidade. Percebe-se que a formação continuada é cada vez mais relevante quando o contexto inclui a educação híbrida por seu caráter inovador e transformador.

Palabras clave : educação digital; educação híbrida; formação docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )