SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número60FORMACIÓN DOCENTE PARA LA PRODUCCIÓN DE MATERIAL PARA LA EDUCACIÓN DIGITALPRÁCTICAS DE ENSEÑANZA MEDIANTE TECNOLOGÍAS DIGITALES: el papel de la educación del profesorado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

FERNANDES, Terezinha. TECNOLOGIAS DIGITAIS, LITERATURA INFANTIL E MULTILETRAMENTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.60, pp.61-74.  Epub 21-Mayo-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.48626.

O estudo objetiva compreender a relação entre literatura infantil e tecnologias digitais na obra literária A vida de Ada Lovelace discutindo insurgências, tensões e multiletramentos na formação de professoras que atuam com crianças. A pesquisa foi desenvolvida com inspiração na metodologia da pesquisa-formação, na disciplina de Múltiplas Linguagens: Literatura Infantil, em um curso de licenciatura de uma universidade pública federal, com duas professoras formadoras e doze orientadoras acadêmicas. Os resultados apontam as potencialidades da obra em análise tanto na formação de professoras, quanto no trabalho educativo com crianças por ser disparadora de reflexões sobre os entrelaçamentos entre Literatura infantil e tecnologias digitais e mobilizadora de diversos letramentos.

Palabras clave : tecnologias digitais; formação de professoras; multiletramentos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )