SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número60FORMAÇÃO DOCENTE PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAL PARA A EDUCAÇÃO DIGITALPRÁTICAS DE ENSINO COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS: o papel da formação docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

FERNANDES, Terezinha. TECNOLOGIAS DIGITAIS, LITERATURA INFANTIL E MULTILETRAMENTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.60, pp.61-74.  Epub 21-Maio-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.48626.

O estudo objetiva compreender a relação entre literatura infantil e tecnologias digitais na obra literária A vida de Ada Lovelace discutindo insurgências, tensões e multiletramentos na formação de professoras que atuam com crianças. A pesquisa foi desenvolvida com inspiração na metodologia da pesquisa-formação, na disciplina de Múltiplas Linguagens: Literatura Infantil, em um curso de licenciatura de uma universidade pública federal, com duas professoras formadoras e doze orientadoras acadêmicas. Os resultados apontam as potencialidades da obra em análise tanto na formação de professoras, quanto no trabalho educativo com crianças por ser disparadora de reflexões sobre os entrelaçamentos entre Literatura infantil e tecnologias digitais e mobilizadora de diversos letramentos.

Palavras-chave : tecnologias digitais; formação de professoras; multiletramentos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )