SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue60TEACHING PRACTICES USING DIGITAL TECHNOLOGIES: the role of teacher educationDIGITAL MEDIATION IN THE READING AND WRITING ACQUISITION OF DEAF PEOPLE: discursive linguistic analysis of textual production from the instant message genre author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

COUTO JUNIOR, Dilton Ribeiro; VELLOSO, Luciana  and  SANTOS, Rosemary dos. OS MOVIMENTOS CIBERATIVISTAS DE (RE)EXISTÊNCIA NAS REDES SOCIAIS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.60, pp.91-108.  Epub May 21, 2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.48628.

Com a emergência das possibilidades interativas engendradas pelo digital, deixamos de ser meros receptores de informação e passamos a ter a oportunidade também de produzir e compartilhar conteúdos diversos para outras/os internautas. Este novo contexto nos inspira a repensar o cenário político contemporâneo e os usos das tecnologias digitais, cuja especificidade na produção e no compartilhamento de dados informacionais rompe com a centralidade da mídia de massa. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo investigar o ciberativismo de mulheres na rede social, focalizando os debates que emergiram em torno do movimento #ELENÃO, que envolveu a participação de milhões de internautas de todos os cantos do Brasil em setembro de 2018 em questionamento à campanha política do presidenciável Jair Bolsonaro. Esse movimento de (re)existência orquestrado por mulheres na rede traz implicações para o campo da educação, principalmente quando reconhecemos o Facebook enquanto um importante espaço de mobilização social.

Keywords : ciberativismo; política brasileira; feminismo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )