SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número60PRÁCTICAS DE ENSEÑANZA MEDIANTE TECNOLOGÍAS DIGITALES: el papel de la educación del profesoradoMEDIACIÓN DIGITAL EN LA ADQUISICIÓN DE LECTURA Y ESCRITURA SORDAS: análisis lingüístico discursivo de la producción textual del género del mensaje instantáneo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

COUTO JUNIOR, Dilton Ribeiro; VELLOSO, Luciana  y  SANTOS, Rosemary dos. OS MOVIMENTOS CIBERATIVISTAS DE (RE)EXISTÊNCIA NAS REDES SOCIAIS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.60, pp.91-108.  Epub 21-Mayo-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.48628.

Com a emergência das possibilidades interativas engendradas pelo digital, deixamos de ser meros receptores de informação e passamos a ter a oportunidade também de produzir e compartilhar conteúdos diversos para outras/os internautas. Este novo contexto nos inspira a repensar o cenário político contemporâneo e os usos das tecnologias digitais, cuja especificidade na produção e no compartilhamento de dados informacionais rompe com a centralidade da mídia de massa. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo investigar o ciberativismo de mulheres na rede social, focalizando os debates que emergiram em torno do movimento #ELENÃO, que envolveu a participação de milhões de internautas de todos os cantos do Brasil em setembro de 2018 em questionamento à campanha política do presidenciável Jair Bolsonaro. Esse movimento de (re)existência orquestrado por mulheres na rede traz implicações para o campo da educação, principalmente quando reconhecemos o Facebook enquanto um importante espaço de mobilização social.

Palabras clave : ciberativismo; política brasileira; feminismo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )