SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue60CIBERACTIVIST MOVEMENTS OF RESISTANCE/EXISTENCE IN SOCIAL NETWORKS AND THEIR IMPLICATIONS TO THE EDUCATIONTHE PROCESS OF CONTINUING TRAINING OF TEACHERS IN MULTIFUNCTIONAL RESOURCE ROOMS FOR THE USE OF ASSISTIVE TECHNOLOGY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

CALIXTO, Hector Renan da Silveira; LOBATO, Huber Kline Guedes  and  BENTES, José Anchieta de Oliveira. MEDIAÇÃO DIGITAL NA AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA DE SURDOS: análise linguístico-discursiva da produção textual a partir do gênero mensagem instantânea. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.60, pp.109-120.  Epub May 21, 2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.48629.

Este estudo origina-se do uso de tecnologias digitais como instrumento cultural de aprendizagem. No referido estudo objetiva-se analisar a produção escrita de educandos surdos, que estudavam no contra-turno em uma sala de recursos multifuncionais na cidade de Belém - Pará. As formas escritas analisadas neste trabalho são de quatro educandos que participaram de uma atividade mediada por um professor especialista em educação especial, com uso de intrumento digital, mais precisamente o gênero mensagem instantânea. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, a partir do tipo de análise linguistico-discursiva da produção textual. Os textos produzidos pelos alunos surdos foram organizados aos seguintes níveis de escrita: estágio pré-inicial, estágio inicial, estágio intermediário e estágio avançado da escrita. De maneira geral as produções textuais que os surdos criaram e que serviram de base para este trabalho não podem ser percebidas com características negativas, pois possuem especificidades linguistico-discursivas baseadas na Língua de Sinais.

Keywords : produção escrita de surdos; Libras; gênero / mensagem instantânea.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )