SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número60LOS MOVIMIENTOS CIBERACTIVISTAS DE (RE)EXISTENCIA EN LAS REDES SOCIALES Y SUS IMPLICACIONES PARA LA EDUCACIÓNEL PROCESO DE FORMACIÓN CONTINUA DE MAESTROS EN SALAS MULTIFUNCIONALES DE RECURSOS PARA EL USO DE TECNOLOGÍA ASISTIVA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

CALIXTO, Hector Renan da Silveira; LOBATO, Huber Kline Guedes  y  BENTES, José Anchieta de Oliveira. MEDIAÇÃO DIGITAL NA AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA DE SURDOS: análise linguístico-discursiva da produção textual a partir do gênero mensagem instantânea. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.60, pp.109-120.  Epub 21-Mayo-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.48629.

Este estudo origina-se do uso de tecnologias digitais como instrumento cultural de aprendizagem. No referido estudo objetiva-se analisar a produção escrita de educandos surdos, que estudavam no contra-turno em uma sala de recursos multifuncionais na cidade de Belém - Pará. As formas escritas analisadas neste trabalho são de quatro educandos que participaram de uma atividade mediada por um professor especialista em educação especial, com uso de intrumento digital, mais precisamente o gênero mensagem instantânea. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, a partir do tipo de análise linguistico-discursiva da produção textual. Os textos produzidos pelos alunos surdos foram organizados aos seguintes níveis de escrita: estágio pré-inicial, estágio inicial, estágio intermediário e estágio avançado da escrita. De maneira geral as produções textuais que os surdos criaram e que serviram de base para este trabalho não podem ser percebidas com características negativas, pois possuem especificidades linguistico-discursivas baseadas na Língua de Sinais.

Palabras clave : produção escrita de surdos; Libras; gênero / mensagem instantânea.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )