SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número60O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS PARA O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVADESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PEDAGOGO ESCOLAR E AS TECNOLOGIAS: perspectivas a partir da especificidade funcional e formação docente na escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

CARVALHO, Felipe da Silva Ponte de  e  POCAHY, Fernando. #UERJRESISTE: a politização de si através das selfies. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.60, pp.143-152.  Epub 21-Maio-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.48630.

A rede social Facebook vem possibilitando aos usuárixs1 de seu sistema a tematização das fotos de perfil - selfies - a partir de uma abertura a marcações de posicionamento político ou adesão a determinamos movimentos articulados a causas e/ou princípios éticos-políticos. A presente pesquisa busca compreender o modo como essas mobilizações politizadas de selfies se articulam nos cotidianos de sujeitos vinculados ao espaço acadêmico. Ao seguir xs nossxs interlocutorxs de pesquisa, conectamos vestígios de suas redes educativas, que por sua vez nos dão sinais de uma virada nos significados narcísicos e hedonistas, politizando suas selfies.

Palavras-chave : cibercultura; subjetivação; politização de selfies; Facebook.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )