SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número60AUTONARRATIVA EPISTOLAR: um olhar sensível de um estrangeiro sobre o BrasilNEUROPSICOPEDAGOGIA: novas perspectivas educativas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

MADDALENA, Tania Lucía. A HIPERESCRITA DE SI: memória, experiência e invenção digital na formação de professores. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.60, pp.203-217.  Epub 21-Maio-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.48638.

O presente artigo pretende refletir sobre o conceito de hiperescrita de si, noção derivada da Tese de Doutorado da autora, que teve como objeto de estudo o relato digital, as narrativas em rede e as histórias de vida e formação na linguagem da hipermídia. A experiência da escrita digital, fazendo uso de múltiplas linguagens causadas pela convergência das mídias na Internet, foi articulada em diversas propostas didáticas da disciplina Tecnologias e Educação, entre os anos 2015 e 2018, do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Essas experiências deixaram indícios de como operam a memória, a experiência e a invenção digital na hora de narrar sobre si. Todo o processo de escrita de si sofre fortes impactos e se potencializa quando a escrita é em rede e a experiência de formação compartilha-se no ciberespaço. Partimos do diálogo teórico-metodológico e epistemológico com as pesquisas autobiográficas em educação, as pesquisas com os cotidianos escolares e as metodologias que defendem o valor da prática sem separar pesquisa do contexto da docência, especificamente, a pesquisa-formação na cibercultura.

Palavras-chave : hiperescritas de si; blog; formação de professores; tecnologia educativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )