SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número60EL HIPERRELATO AUTOBIOGRÁFICO: memoria, experiencia e invención digital en la formación docenteTRABAJO: vacío y expoliación en Fifteen Million Merits (Black Mirror) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

CABANAS, Ana; LOPES, Claudio Neves  y  LOPES, Irineu. NEUROPSICOPEDAGOGIA: novas perspectivas educativas. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.60, pp.218-231.  Epub 21-Mayo-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.44332.

Uma proposta é apresentada neste estudo para refletir sobre neurociências, neuropsicologia e suas perspectivas para o processo de aprendizagem. Começamos com um breve relato histórico dos avanços da neurociência e do emprego na educação. A posteriori, o trabalho docente e a formação de professores como reflexo entre teoria e prática são sublinhados. Pesquisa descritiva foi utilizada com abordagem qualitativa dedutiva e procedimento funcionalista. Livros e artigos científicos serão utilizados como base teórica. Com os aportes a partir da neuropsicopedagogia é necessário ter um olhar para avaliação dos métodos, recursos de aprendizagem e do relacionamento humano entre professor-aluno. A neuropsicopedagogia ajuda na motivação para o estudo por meio, de estímulos e métodos personalizados para cada aluno, de modo a respeitar os seus métodos e canais de aprendizagem, avaliação cognitiva, autonomia intelectual e emocional de cada aluno, porque o mesmo é estimulado pela curiosidade e criatividade. Portanto, entende-se que é a neuropsicopedagogia como uma nova área no campo educacional que requer o desconstruído para reconstruir, transformando o processo de aprendizagem dos alunos.

Palabras clave : educação; neurociências; aprendizagem; neuropsicopedagogia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )