SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue60JOB: emptiness and spoliation in Fifteen Million Merits (Black Mirror)VISIBILITIES OF WORK OF RURAL WOMEN IN THE FACEBOOK DIGITAL SOCIAL NETWORK author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

MORAES, Dirce Aparecida Foletto de  and  LIMA, Claudia Maria de. ARTEFATOS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS: possibilidades para a cibercultura. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.60, pp.242-254.  Epub May 25, 2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.48649.

Este artigo apresenta um estudo que buscou investigar as contribuições do uso dos artefatos digitais na aprendizagem de conceitos junto a um grupo de estudantes do primeiro ano do curso Pedagogia de uma instituição pública do interior do Paraná. Para tanto, a pesquisa se constitui como do tipo descritivo, sendo conduzida à luz da teoria da cognição distribuída. Os dados foram coletados por meio da observação participante, da análise documental e de um questionário e examinados com base na análise de conteúdo. Os resultados elucidam a interação, a aprendizagem diferenciada e a colaboração como contribuições para a aprendizagem no contexto da cibercultura, bem como revelam que a oportunidade de vivenciar novas experiências didáticas com artefatos digitais na aprendizagem e na formação de conceitos ocorre quando estes atuam como instrumentos mediadores.

Keywords : aprendizagem de conceitos; artefatos digitais; teoria da cognição distribuída.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )