SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número60TRABAJO: vacío y expoliación en Fifteen Million Merits (Black Mirror)VISIBILIDADES DEL TRABAJO DE MUJERES RURALES EN LA RED SOCIAL DIGITAL FACEBOOK índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

MORAES, Dirce Aparecida Foletto de  y  LIMA, Claudia Maria de. ARTEFATOS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS: possibilidades para a cibercultura. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.60, pp.242-254.  Epub 25-Mayo-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.48649.

Este artigo apresenta um estudo que buscou investigar as contribuições do uso dos artefatos digitais na aprendizagem de conceitos junto a um grupo de estudantes do primeiro ano do curso Pedagogia de uma instituição pública do interior do Paraná. Para tanto, a pesquisa se constitui como do tipo descritivo, sendo conduzida à luz da teoria da cognição distribuída. Os dados foram coletados por meio da observação participante, da análise documental e de um questionário e examinados com base na análise de conteúdo. Os resultados elucidam a interação, a aprendizagem diferenciada e a colaboração como contribuições para a aprendizagem no contexto da cibercultura, bem como revelam que a oportunidade de vivenciar novas experiências didáticas com artefatos digitais na aprendizagem e na formação de conceitos ocorre quando estes atuam como instrumentos mediadores.

Palabras clave : aprendizagem de conceitos; artefatos digitais; teoria da cognição distribuída.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )