SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número60TRABALHO: vazio e espoliação em Fifteen Million Merits (Black Mirror)VISIBILIDADES DO TRABALHO DE MULHERES RURAIS NA REDE SOCIAL DIGITAL FACEBOOK índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

MORAES, Dirce Aparecida Foletto de  e  LIMA, Claudia Maria de. ARTEFATOS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS: possibilidades para a cibercultura. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.60, pp.242-254.  Epub 25-Maio-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.48649.

Este artigo apresenta um estudo que buscou investigar as contribuições do uso dos artefatos digitais na aprendizagem de conceitos junto a um grupo de estudantes do primeiro ano do curso Pedagogia de uma instituição pública do interior do Paraná. Para tanto, a pesquisa se constitui como do tipo descritivo, sendo conduzida à luz da teoria da cognição distribuída. Os dados foram coletados por meio da observação participante, da análise documental e de um questionário e examinados com base na análise de conteúdo. Os resultados elucidam a interação, a aprendizagem diferenciada e a colaboração como contribuições para a aprendizagem no contexto da cibercultura, bem como revelam que a oportunidade de vivenciar novas experiências didáticas com artefatos digitais na aprendizagem e na formação de conceitos ocorre quando estes atuam como instrumentos mediadores.

Palavras-chave : aprendizagem de conceitos; artefatos digitais; teoria da cognição distribuída.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )