SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número60ALFABETIZACIÓN DIGITAL EN LA FORMACIÓN CONTINUA DE DOCENTESPENSANDO COMO UNA SUSPENSIÓN DEL MUNDO: enfoques entre Arendt y Herbart para (re)pensar la acción pedagógica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

KARWOSKI, Acir Mário  y  GRACIOLI, Jéferson Muniz Alves. TECNOLOGIAS MÓVEIS E LEITURA DE MAPAS DIGITAIS NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.60, pp.282-295.  Epub 25-Mayo-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.46200.

O objetivo do artigo é analisar a inserção de ferramentas digitais no ensino de cartografia na educação fundamental. Foram propostas estratégias para elaboração de práticas pedagógicas referentes aos conteúdos de Geografia para alunos do oitavo ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Uberaba - MG. Para tanto, houve uma intervenção de caráter construtivo-colaborativo, com foco na abordagem qualitativa. A linguagem cartográfica é essencial para observar as transformações do espaço (CASTROGIOVANNI, 2002; CALLAI, 2005). Em complemento, o olhar de multiletramentos apresentados por Rojo e Moura (2012). Os resultados apontam para o reconhecimento de impactos positivos na aprendizagem dos alunos advindos das inúmeras possibilidades evocadas pelas tecnologias digitais no ensino de cartografia. Notou-se, ainda, na análise dos dados, um engajamento dos alunos em realizarem pesquisas na internet, propiciando investigações para sanar questionamentos e despertando a curiosidade acerca da leitura de mapas.

Palabras clave : linguagem cartográfica; tecnologias; espaço geográfico.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )