SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número61DILEMAS EN LA APLICACIÓN DE LA EDUCACIÓN PÚBLICA SUPERIOR EN UN IFES EN LA AMAZONAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

CARVALHO, Fabrício Aarão Freire  y  GOUVEIA, Andréa Barbosa. A AMEAÇA “FANTASMA” DA PRIVATIZAÇÃO À EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA NA AMAZÔNIA PARAENSE. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.61, pp.7-25.  Epub 08-Jun-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.49562.

A pesquisa bibliográfica e documental teve por objetivo analisar o papel do Estado, a partir da lógica de financiamento proposta pelas novas regulamentações voltadas para a educação básica e seu efeito indutor no processo de mercantilização / privatização da educação pública paraense, no período de 2013 a 2018. Trata-se de pesquisa qualitativa sobre o arcabouço legal, voltado para a regulamentação da educação básica da Amazônia paraense, privilegiando os dados educacionais de oferta da educação básica e da execução orçamentária do Estado. A análise dos dados revelou tendências de encolhimento do setor público e de avanços do setor privado na oferta da educação básica, no acesso ao fundo público. O Estado desempenhou um papel importante viabilizando um conjunto de medidas legais que intensifica a lógica da racionalidade financeira para a educação, permitindo avanço “silencioso” do processo de privatização da educação básica, destinação de recursos financeiros públicos para a iniciativa privada e estabelecimento das parcerias público-privadas no estado.

Palabras clave : política educacional; educação básica; financiamento; mercantilização / privatização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )