SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número61LA AMENAZA "FANTASMA" DE LA PRIVATIZACIÓN A LA EDUCACIÓN BÁSICA PÚBLICA EN LA AMAZONÍA PARAENSEEL PROCESO DE APROPIACIÓN DE LOS RESULTADOS DE EVALUACIONES EXTERNAS E IDEB EN UNA ESCUELA BÁSICA EN LA AMAZONÍA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

SOUSA, Francisca Márcia Lima de  y  COLARES, Anselmo Alencar. DILEMAS NA IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA EM UMA IFES NA AMAZÔNIA. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.61, pp.26-38.  Epub 08-Jun-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.49687.

Os desafios educacionais para a efetivação da educação escolar são diversificados e exigem esforço coletivo para serem compreendidos. Esse estudo trata de alguns dos dilemas que estiveram presentes no processo de implantação do curso de pedagogia em Santarém, cidade localizada no interior da Amazônia brasileira. Traz uma abordagem histórica das primeiras ações da Universidade Federal do Pará (UFPA), durante a década de 1970, fora da capital, onde o curso havia sido implantado, ainda na década de 1950. Contextualiza as ações extensionistas e de ensino daquela Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) relativas à formação de professores, como um dos mais instigantes desafios na/da região de atuação da UFPA. O curso de pedagogia foi uma espécie de desbravador da interiorização do ensino superior público em Santarém e em outros locais da região. No caso do município objeto desse estudo, representa o mais importante precedente histórico da criação da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), a primeira instituição de ensino superior federal criada fora de uma das capitais da Amazônia.

Palabras clave : educação superior; formação de professores; história da educação; Amazônia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )