SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número61A AMEAÇA “FANTASMA” DA PRIVATIZAÇÃO À EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA NA AMAZÔNIA PARAENSEO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS E DO IDEB EM ESCOLA BÁSICA AMAZÔNIDA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

SOUSA, Francisca Márcia Lima de  e  COLARES, Anselmo Alencar. DILEMAS NA IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA EM UMA IFES NA AMAZÔNIA. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.61, pp.26-38.  Epub 08-Jun-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.49687.

Os desafios educacionais para a efetivação da educação escolar são diversificados e exigem esforço coletivo para serem compreendidos. Esse estudo trata de alguns dos dilemas que estiveram presentes no processo de implantação do curso de pedagogia em Santarém, cidade localizada no interior da Amazônia brasileira. Traz uma abordagem histórica das primeiras ações da Universidade Federal do Pará (UFPA), durante a década de 1970, fora da capital, onde o curso havia sido implantado, ainda na década de 1950. Contextualiza as ações extensionistas e de ensino daquela Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) relativas à formação de professores, como um dos mais instigantes desafios na/da região de atuação da UFPA. O curso de pedagogia foi uma espécie de desbravador da interiorização do ensino superior público em Santarém e em outros locais da região. No caso do município objeto desse estudo, representa o mais importante precedente histórico da criação da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), a primeira instituição de ensino superior federal criada fora de uma das capitais da Amazônia.

Palavras-chave : educação superior; formação de professores; história da educação; Amazônia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )