SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue61DILEMMAS IN THE IMPLEMENTATION OF PUBLIC HIGHER EDUCATION IN AN IFES IN THE AMAZONTHE UNIVERSITY IN AMAZON REGIONS: research, teaching and social change author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

HORA, Dinair Leal da  and  LELIS, Luziane Said Cometti. O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS E DO IDEB EM ESCOLA BÁSICA AMAZÔNIDA. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.61, pp.39-54.  Epub June 08, 2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.49408.

O presente artigo identifica as implicações das políticas de regulação e avaliação no contexto escolar, analisando o modo como a equipe gestora e os professores de uma escola pública da Região Amazônica de Belém / Pará se apropriam dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A pesquisa, de cunho qualitativo, adotou revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas articulando unidades fundamentais imbricadas entre si: gestão pedagógica, avaliação externa, melhoria da qualidade do ensino e apropriação do IDEB. A investigação indica que a lógica da política de avaliação nacional reforça a gestão gerencial na escola; define, na ausência de discussão sobre as implicações das políticas de regulação e avaliação na escola, na aceitação natural da cultura de resultados; traduz no IDEB um conceito de qualidade como valor instrumental, quantificável, passível de manipulação, que não representa a realidade concreta do trabalho pedagógico.

Keywords : avaliação externa; IDEB; gestão pedagógica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )