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Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

HORA, Dinair Leal da  y  LELIS, Luziane Said Cometti. O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS E DO IDEB EM ESCOLA BÁSICA AMAZÔNIDA. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.61, pp.39-54.  Epub 08-Jun-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.49408.

O presente artigo identifica as implicações das políticas de regulação e avaliação no contexto escolar, analisando o modo como a equipe gestora e os professores de uma escola pública da Região Amazônica de Belém / Pará se apropriam dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A pesquisa, de cunho qualitativo, adotou revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas articulando unidades fundamentais imbricadas entre si: gestão pedagógica, avaliação externa, melhoria da qualidade do ensino e apropriação do IDEB. A investigação indica que a lógica da política de avaliação nacional reforça a gestão gerencial na escola; define, na ausência de discussão sobre as implicações das políticas de regulação e avaliação na escola, na aceitação natural da cultura de resultados; traduz no IDEB um conceito de qualidade como valor instrumental, quantificável, passível de manipulação, que não representa a realidade concreta do trabalho pedagógico.

Palabras clave : avaliação externa; IDEB; gestão pedagógica.

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