SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue61THE PROCESS OF APPROPRIATING THE RESULTS OF EXTERNAL EVALUATIONS AND IDEB IN A BASIC SCHOOL IN THE AMAZONEDUCATIONAL POLICIES IN THE AMAZON: the “indigenous” issue in higher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

LORD, Lucio Jose Dutra. A UNIVERSIDADE EM REGIÕES AMAZÔNICAS: pesquisa, ensino e mudança social. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.61, pp.55-67.  Epub June 08, 2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.49698.

A universidade tem seu papel discutido na atualidade e demandas diversas lhe são dirigidas, gerando desafios para sua consolidação como ator social. No caso da região amazônica os desafios são envoltos por dinâmicas sociais pautadas pela desigualdade, históricos de silenciamentos e discursos legitimadores do exercício do poder. O presente artigo discute esses temas a partir da investigação sobre o papel que a Universidade do Estado do Mato Grosso desenvolveu entre 2006 e 2019 na região da Amazônia mato-grossense por meio de programas de pesquisa e projetos de ensino engajados com a realidade de grupos menos favorecidos. O estudo é de base sociológica e dialoga com perspectivas da análise do discurso e da educação. Como resultado conclui-se que o papel e atuação da Universidade depende de condições internas e externas, exigindo análise de conjuntura.

Keywords : universidade; Amazônia, discurso; poder.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )