SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número61EL PROCESO DE APROPIACIÓN DE LOS RESULTADOS DE EVALUACIONES EXTERNAS E IDEB EN UNA ESCUELA BÁSICA EN LA AMAZONÍAPOLÍTICAS EDUCATIVAS EN LA AMAZONÍA: la cuestión "indígena" en la educación superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

LORD, Lucio Jose Dutra. A UNIVERSIDADE EM REGIÕES AMAZÔNICAS: pesquisa, ensino e mudança social. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.61, pp.55-67.  Epub 08-Jun-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.49698.

A universidade tem seu papel discutido na atualidade e demandas diversas lhe são dirigidas, gerando desafios para sua consolidação como ator social. No caso da região amazônica os desafios são envoltos por dinâmicas sociais pautadas pela desigualdade, históricos de silenciamentos e discursos legitimadores do exercício do poder. O presente artigo discute esses temas a partir da investigação sobre o papel que a Universidade do Estado do Mato Grosso desenvolveu entre 2006 e 2019 na região da Amazônia mato-grossense por meio de programas de pesquisa e projetos de ensino engajados com a realidade de grupos menos favorecidos. O estudo é de base sociológica e dialoga com perspectivas da análise do discurso e da educação. Como resultado conclui-se que o papel e atuação da Universidade depende de condições internas e externas, exigindo análise de conjuntura.

Palabras clave : universidade; Amazônia, discurso; poder.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )