SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número61O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS E DO IDEB EM ESCOLA BÁSICA AMAZÔNIDAPOLÍTICAS EDUCACIONAIS NA AMAZÔNIA: a questão “indígena” no ensino superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

LORD, Lucio Jose Dutra. A UNIVERSIDADE EM REGIÕES AMAZÔNICAS: pesquisa, ensino e mudança social. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.61, pp.55-67.  Epub 08-Jun-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.49698.

A universidade tem seu papel discutido na atualidade e demandas diversas lhe são dirigidas, gerando desafios para sua consolidação como ator social. No caso da região amazônica os desafios são envoltos por dinâmicas sociais pautadas pela desigualdade, históricos de silenciamentos e discursos legitimadores do exercício do poder. O presente artigo discute esses temas a partir da investigação sobre o papel que a Universidade do Estado do Mato Grosso desenvolveu entre 2006 e 2019 na região da Amazônia mato-grossense por meio de programas de pesquisa e projetos de ensino engajados com a realidade de grupos menos favorecidos. O estudo é de base sociológica e dialoga com perspectivas da análise do discurso e da educação. Como resultado conclui-se que o papel e atuação da Universidade depende de condições internas e externas, exigindo análise de conjuntura.

Palavras-chave : universidade; Amazônia, discurso; poder.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )