SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue61THE UNIVERSITY IN AMAZON REGIONS: research, teaching and social changeTHE RECONFIGURATION OF THE STUDENT ASSISTANCE POLICY AT THE FEDERAL UNIVERSITY OF ACRE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

SOARES, Lucas de Vasconcelos; COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa  and  FERREIRA, Maria Antonia Vidal. POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA AMAZÔNIA: a questão “indígena” no ensino superior. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.61, pp.68-80.  Epub June 08, 2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.49558.

O artigo visa analisar as políticas de acesso e permanência de estudantes indígenas no Ensino Superior na região amazônica do Brasil, contrapondo tal realidade com os procedimentos históricos adotados pelos órgãos governamentais em torno da efetividade desta premissa na educação. As análises realizadas se constituem de pesquisa bibliográfica e documental, contemplando conquistas para os povos indígenas no Brasil, como a Lei n. 12.711/2012 que incorpora o Sistema de Cotas nas universidades públicas (BRASIL, 2012). Dos resultados obtidos, é possível verificar que houve significativos avanços das políticas educacionais em prol da inserção indígena no ensino superior, bem como estas contribuíram na ampliação do direito à diversidade entre os povos, refletidas em legislações posteriores, como a Lei n. 11.645/2008. Contudo, apesar da recente presença no ensino superior, a questão indígena, atualmente, passa por rupturas, minimizando o caráter compensatório e assumindo um compromisso inclusivo e de responsabilidade social com o desenvolvimento local, consolidando-se como um direito público efetivo. Na Amazônia, as experiências contempladas indicam um sentido positivo, porém, necessário de atenção com financiamento, mediante um cenário de crise educacional no país.

Keywords : educação superior indígena; educação na Amazônia; políticas públicas na Amazônia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )