SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número61POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA AMAZÔNIA: a questão “indígena” no ensino superiorIDENTIDADE DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: construção na escola indígena índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

SILVA, Adão Rogério Xavier; CARVALHO, Mark Clark Assen de  e  GONCALVES, Rafael Marques. A RECONFIGURAÇÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.61, pp.81-93.  Epub 08-Jun-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.49504.

O presente artigo tem por objetivo analisar a reconfiguração da Política de Assistência Estudantil (PAE) na Universidade Federal do Acre (UFAC), no contexto de execução do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), tendo como marco de referência o ano de 2013. Como aporte teórico-metodológico, a pesquisa fundamentou-se na Abordagem do Ciclo de Política na perspectiva de Mainardes (2006) referenciado em Ball (1994), cujas fontes primárias de análise foram documentos institucionais. Nesse estudo, os resultados são apresentados por meio do delineamento do contexto da prática. A partir das análises empreendidas, conclui-se que dois foram os elementos externos que influenciaram a reconfiguração da política de assistência estudantil na UFAC, a saber: o financiamento das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e as políticas de expansão da oferta do ensino superior nas universidades públicas federais. No que refere ao elemento interno, considerado como movimento inicial do contexto da prática, tem-se a criação de um órgão executivo especifico para gestão/execução das Políticas de Assistência Estudantil, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAES), que passará a gerir o conjunto das ações voltadas à materialização da política de assistência estudantil na UFAC.

Palavras-chave : Política de Assistência Estudantil; PNAES; Acesso e Permanência; Educação Superior; Universidade Federal do Acre.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )