SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número61A RECONFIGURAÇÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACREEXPERIÊNCIAS DE / COM UMA “PESSOA T” INDÍGENA ENTRE-GÊNEROS DO / NO COTIDIANO TOCANTINENSE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

PORTELA, Selma Maria Cunha  e  SANTOS, Roseli Bernardo Silva dos. IDENTIDADE DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: construção na escola indígena. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.61, pp.93-116.  Epub 08-Jun-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.49701.

Esta análise é resultado de um trabalho acadêmico vinculado ao programa de pós-graduação em educação com a linha de pesquisa da educação intercultural. Nessa perspectiva se intitulou Identidade profissional do professor que atua na sala de recurso multifuncional: um estudo a partir de uma escola indígena em Roraima, com o objetivo de analisar o processo de construção da identidade profissional do professor da sala de recurso multifuncional que atua no contexto da escola indígena em Roraima (RR). A pesquisa foi realizada em parceria com um grupo de professores e chefes de divisões da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (SEED), de abordagem qualitativa, compreendendo pesquisa bibliográfica, entrevistas e análise documental. Nesse recorte apresentaremos fragmentos dos resultados e discussões, focando: perfil dos professores da educação especial que atuam na escola indígena; análise interpretativa da ideia de diferença nos distintos contextos sociais; atendimento educacional especializado como processo de inclusão; a escola e alunos indígenas. Observa-se que a identidade do profissional da educação especial que atua na escola indígena é constituída de elementos advindos do contexto pessoal, coletivo e da experiência educativa. Entretanto, deve-se considerar a cultura de cada docente indígena. Constata-se que os professores que atuam na sala de recurso multifuncional na escola indígena, sob a ótica da inclusão, em meio as dificuldades, à insegurança e ansiedades, sentem-se despreparados para o exercício da articulação que visa à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no espaço escolar.

Palavras-chave : professor; identidade profissional; educação especial; inclusão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )