SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número61IDENTIDAD DEL PROFESIONAL DE EDUCACIÓN ESPECIAL: construcción en la escuela indígenaCUENTOS Y ENCANTOS NIÑOS RIBERA AMAZÓNICA EN LA ESCUELA TODOS LOS DÍAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

ROCHA, Damião; COELHO, Marcos Irondes  y  ARARIPE, Alexandre. EXPERIÊNCIAS DE / COM UMA “PESSOA T” INDÍGENA ENTRE-GÊNEROS DO / NO COTIDIANO TOCANTINENSE. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.61, pp.117-127.  Epub 08-Jun-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.49500.

Ser anunciada como travesti no contexto do dia a dia é vigilância e punição para qualquer jovem. Em se tratando de uma jovem indígena entre-gêneros, as marcações de preconceito interseccionadas de etnia, gênero, sexualidade, travestilidade, identidade e cultura agem como governamentalidade do seu corpo e do seu ser / existir. Tensionar esses conceitos e (de)marcá-los na / com as narrativas da experiência de “pessoas T” é um desafio para estas pessoas, para a comunidade tradicional indígena e para nós da pesquisa / pesquisadores(as) “implicados” com / na educação. A investigação em andamento no Programa de Pós-graduação Profissional em Educação da Universidade Federal do Tocantins (PPPGE/UFT) aborda questões no entorno das “relações homodesejantes” no Norte do Brasil, valendo-se da pesquisa-ação e participante de abordagem fenomenológica. Com Guacira Louro (2004), Berenice Bento (2008), Richard Miskolci (2016), Sandra Corazza (2001, 2002) nos implicamos da vivência / experiência de / com uma “pessoa T” indígena entre-gêneros, buscando construir aportes teóricos para descentrar práticas cis-heteronormativas na / da Amazônia oriental. Queremos ir além de uma formação impositiva de modelos de como ser homem ou ser mulher, ser masculino e / ou ser feminino, hétero / homo / bi, para práticas igualitárias de gênero.

Palabras clave : travestilidade indígena; pessoas T; práticas curriculares.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )