SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número61EXPERIÊNCIAS DE / COM UMA “PESSOA T” INDÍGENA ENTRE-GÊNEROS DO / NO COTIDIANO TOCANTINENSEAS FILHAS NEGRAS DA MÃE AMAZÔNIA EM UM FAZER CIENTÍFICO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

SOUZA, Edilma de  e  MALDONADO, Maritza Maciel Castrillon. CONTOS E ENCANTOS INFANTIS RIBEIRINHOSAMAZÔNIDOS NO COTIDIANO ESCOLAR. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.61, pp.128-138.  Epub 08-Jun-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.48860.

Ziguezagueando entre as feituras infantis ribeirinhasamazônidas compomos este texto. Assumimos o compromisso de narrar as singularidades de crianças que fogem de interpretações e itinerários prefixados, pois em nosso encontro nos detemos em suas operações astuciosas e clandestinas pouco observadas no mundo tomado pelo capitalismo. Na esteira da filosofia da diferença, vimos produzindo diferenciações aos modos de pesquisar com as crianças e as infâncias. Para tanto, produzimos nosso trajeto investigativo por intermédio da cartografia deleuziana, na busca das vivências e das narrativas infantis. Nessa investidura, às margens de um rio em meio à floresta amazônica, encontramos as narrativas de experiências singulares que subvertem a lógica de sentido de um lugar para as crianças e as infâncias na escola.

Palavras-chave : crianças ribeirinhasamazônidas; narrativas; singularidades.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )