SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número61AS FILHAS NEGRAS DA MÃE AMAZÔNIA EM UM FAZER CIENTÍFICOFRONTEIRAS DA REPÚBLICA EM RORAIMA: conflitos e desafios curriculares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

PEIXOTO, Leonardo Ferreira. APRENDENDO COM A AMAZÔNIA. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.61, pp.150-167.  Epub 08-Jun-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.49706.

Este artigo é forjado em meio a narrativas (auto)biográficas de formação em contexto amazônico, relativizando as perspectivas Norte-Sul no / do Brasil, a partir das epistemologias do Sul de Boaventura de Sousa Santos. O uso do gerúndio do verbo aprender no título é proposital, uma vez que marca a trajetória de um professor que se reconhece em contínuo e constante processo de formação e transformação. O texto parte, inicialmente, da mudança geográfica, quando o autor migra da região Sudeste do Brasil para a região Norte, especificamente do estado do Rio de Janeiro (RJ) para o estado do Amazonas (AM), ressaltando algumas aprendizagens que decorrem desta mudança. As narrativas estão focadas, principalmente, nas transformações políticasepistemológicas a partir das aprendizagens com os indígenas da região do Alto Solimões (AM), na tríplice fronteira amazônica entre o Brasil, a Colômbia e o Peru. O artigo conclui com uma reflexão sobre como não indígenas podemos aprender a ser parente.

Palavras-chave : epistemologias do Sul; Amazônia; educação indígena.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )